08 março 2008

Encontro em 19 de Abril - e outras novidades

ALGUMAS NOVIDADES


Passam as semanas e é difícil arranjar tempo para escrever no blog! Mas, entretanto, acontecem muitas coisas – e torna-se necessário estar em contacto novamente. Entre outras novidades:


  1. Retiro de leitura dirigido pelo John e a Laura (Beswick Pallister). No fim de semana passado (29 Fevereiro a 2 de Março) estiveram aqui estudantes dos GBU de Santarem, Leiria, Lisboa e Caldas da Rainha – para um retiro em que a temática principal foi um livro. O falecido autor, missionário e psiquiatra, John White, foi uma influência marcante na vida de milhares de estudantes em todo o mundo – de maneira especial nos anos '80. É surpreendente ver a frescura e a actualidade que o seu trabalho ainda tem.. O livro escolhido foi «A Luta» - que trata de temas muito fundamentais da vida cristã. Foi bom ver estudantes a lerem sozinhos, espalhados pela propriedade, fora e dentro. Foi bom ver também a diversidade das origens denominacionais (baptistas, das Assembleias de Deus, da Nova Aliança) e o facto de terem necessidades e preocupações tão parecidas. Para a Laura foi a primeira oportunidade de dirigir um encontro em português – e os seus progressos estão a ser extraordinários (a sua professora, D. Eunice Machado, é uma autoridade reconhecida no ensino do português a estrangeiros!).


  1. Em Dezembro publiquei o artigo «Espiritualidade a Baixo Preço». Já puderam ver as reacções do André Campos ao referido artigo – que foi publicado também na revista «A Missionária». Como resultado, o André aceitou o desafio de organizar connosco um encontro de um dia para falarmos sobre esta temática. O dia é o 19 de Abril, com começo às 11 horas, aqui no Centro. Estão previstas apresentações com debates – da parte da manhã dirigida pelo André Campos e à tarde por mim. Se o tempo for bom a sessão da tarde poderá ser realizada nas ruínas de uma capela antiga, perto de Salir do Porto, com vistas espectaculares para a Bahia de São Martinho e para o mar. O nosso encontro deve terminar por volta das 17h00. Pelo almoço, no Centro, sugerimos uma participação de €5.


Estejam com atenção. O título do retiro pode mudar!!!!


  1. No dia 9 de Fevereiro faleceu em Londres a nossa boa amiga – e amiga de «O Canto da Rola» - Elvira Alves (ou Dockerill). A causa da morte foi declarada como edema pulmonar. A Celeste, o John e o Andrew puderam estar no funeral que se realizou só esta semana (4 de Março). Damos graças a Deus pela sua vida e dedicação ao Senhor.

  2. De 15 a 22 de Março espero estar de viagem até Marraquexe – a substituir o Pt. Paulo Pascoal (que, como muitos sabem, fracturou um braço na passagem do ano e tem que ficar aqui para continuar com a fisoterapia). Uma viagem missionária, com alunos do Seminário Baptista e membros da Missão Horizontes. O nosso carro, já com alguns «aninhos» deve fazer uns 3.000 kms. nessa semana. Iremos estar com missionários naquela zona e partilhar e orar com eles.

Sem comentários: