O que é que a Bíblia, e nomeadamente Provérbios, entende por «coração»? Aqui pode haver alguns possíveis mal-entendidos. Por exemplo, costumamos citar Pascal («o coração tem as suas razões que a mente desconhece»), como se o «coração» se opusesse à «razão». Ou dizemos: «aquela pessoa tem ideias bastante confusas, mas tem bom coração». Partimos da base de que o coração é a sede das emoções.
Na língua hebraica (não é a minha área - mas costumo estudar quem a estuda!) o «coração» é o centro da personalidade humana.... e tem a ver mais com aquilo que a pessoa «pensa» do que com aquilo que a pessoa «sente». A tradução «A Bíblia para Todos» traduz «coração» em Provérbios 4:23 por «pensamento».
O contraste entre estas duas maneiras de encarar a pessoa pode ser visto em outro exemplo. Vamos supor que um homem casado tem pena de uma mulher sozinha - divorciada, solteira ou viúva - e envolve-se emocionalmente com ela. Depois de algum tempo adultera. Uma avaliação típica da nossa mentalidade poderá muito bem ser: «deixou-se levar pelo seu coração». Entendemos por isso «compaixão» ou «sentimentos».
Mas, no hebraico de Provérbios 6:32 aparece a palavra «leb» («coração»). E diz «o que adultera com uma mulher é falto de coração»! Significa que não tem o pensamento certo.
Este é o coração que Provérbios 4:23 nos manda guardar. Só o podemos fazer orando, meditando e estudando a Bíblia.
Como é que está a cuidar do seu «coração»?
25 julho 2010
19 julho 2010
O cristianismo e as artes
retiro no Canto da Rola
13 a 15 de Agosto
Porque "a arte não precisa de justificação".
(Um título de Hans Rookmaaker, escritor e colaborador dos centros L'Abri).
Vai ser um fim de semana para reflectir e aprender sobre a arte, procurando uma perspectiva verdadeiramente cristã e integral. Haverá palestras, troca de ideias e tempo para expressares a tua criatividade!
(Traz o teu instrumento ou as tuas telas, etc.)
Para estudantes, este retiro fica em €25.
Para profissionais, €30.
Se tiveres dificuldade em pagar, pf contacta-nos, para tentarmos providenciar uma bolsa.
Contactos:
O Canto da Rola
Rua Central, n.º 35, Mouraria
Tornada, 2500-304 Caldas da Rainha
262-844049 ou 93-431-8515
Contactos:
O Canto da Rola
Rua Central, n.º 35, Mouraria
Tornada, 2500-304 Caldas da Rainha
262-844049 ou 93-431-8515
longobedience@gmail.com
17 julho 2010
Guardar o coração
O «coração» que devemos guardar será isto?
Ou será isto?
Há dias, no culto de encerramento do ano lectivo do Seminário Baptista (3 de Julho), preguei sobre Provérbios 4:23. O André Fonseca estava a dar testemunho da sua experiência como estudante e a agradecer os apoios recebidos. Recebeu o diploma de bacharelato e tem o plano de ir agora assumir a liderança de uma igreja baptista brasileira em Oxford.
Tenho muita amizade e muito respeito pelo André. Mas conheço o seu «coração»? Ele conhece o meu? Sou tentado a dizer que sim. Curiosamente o André cortou o meu cabelo por duas vezes, mesmo nas instalações do Seminário (não conheço nenhuma outra situação em que as instalações do Seminário tenham sido usadas assim!). Estava a tirar um curso de cabeleireiro e queria praticar. E era, também, a sua maneira de expressar a sua gratidão pelo apoio que lhe estava a dar – algum, inclusive, na língua inglesa. Que vai precisar...
Não, não é uma fotografia do André!Nem sou eu!
Mas, o que me chamou a atenção é que ele, como cabeleireiro, melhorou bastante da primeira vez para a segunda. Bom sinal. Mostrou-se bastante perfeccionista. Não era só uma ocupação para ganhar dinheiro. Bom, também. Inclusive disse-me que às vezes fala da sua fé com os clientes. Acho que é bom sinal também.
Mas conheço o «coração» do André? Segundo Jeremias 17:9-10, não é mesmo possível alguém, sem ser Deus, conhecer o coração humano. Isso significa que posso nem sequer conhecer o meu.
Espero poder desenvolver este tema em várias postagens – o resumo, com alguns acrescentos, daquilo que apresentei em Tires naquele sábado à tarde. Tive algumas surpresas enquanto preparei a mensagem.
E o vosso «coração»? Como vai?
Subscrever:
Mensagens (Atom)