25 novembro 2009

Expor a Bíblia - Retiro no Canto da Rola










4 a 7 de Dezembro

Alan Pallister
professor no Seminário Baptista e pastor

Matthew George
professor no Instituto Bíblico e assessor do GBU

Desde a Reforma que os protestantes defendem a primazia da Bíblia - em relação à fé, à vida, e a toda a compreensão da religião e do mundo.
Mas como é que a nossa perspectiva sobre a Bíblia afecta a pregação? Naturalmente, todas as pregações são baseadas na Palavra - mas não seria ainda melhor se a Palavra não só fosse referida nas pregações, mas também orientasse a escolha e a preparação dos temas e até da forma como eles são tratados?
A pregação expositiva baseia-se nesta preocupação: se Deus se revela na Bíblia, então o próprio formato - em livros, estilos e épocas diferentes - devia também orientar os sermões. Além disso, há uma grande preocupação em compreender toda a Bíblia através de Jesus - a própria Palavra.

Então, nestes dias vamos explorar as razões e as estratégias deste método de pregação, tendo também oportunidade de preparar e apresentar um sermão - para aprendermos na prática.

Não é só para pastores ou pregadores profissionais!! É para qualquer pessoa que ama a Palavra e quer ser fiel a Deus.


Horário
O retiro começa com uma sessão introdutória às 21h30 de 6ª, mas antes disso convidamos a estarem no culto na igreja Baptista de Caldas da Rainha às 19h30 onde poderão ouvir um sermão expositivo pelo Pt. Alan Pallister.
Acabaremos na 2ª ao fim da tarde, com a oportunidade de os participantes apresentarem um sermão expositivo e receberem feed-back.
(É possível a participação apenas numa parte, e o valor da inscrição será acertado em função disso.)

Livros de apoio
Estamos a fazer os possíveis para ter à venda um livro essencial de apoio: A Pregação Expositiva de Haddon Robinson. Sugerimos que os participantes tragam dinheiro a contar com isso.
(Se não conseguirmos ter o livro à venda, disponibilizaremos excertos fotocopiados.)

Custos
Ficará em €36 por pessoa com dormida, jantar ligeiro e o pequeno almoço.
Em alternativa, será €18 para a participação, incluindo os jantares ligeiros.
Os almoços não estão incluídos neste valor, mas serão num restaurante próximo com muito bons preços.

Dormida
Temos alguns lugares disponíveis, caso queiram passar a noite no Canto da Rola para disfrutarem melhor deste evento, e também de um sítio calmo e bonito.
A estadia tem que ser marcada por e-mail (longobedience@gmail.com) ou telefone (933617265 / 911039717).

Sem comentários: